NOTÍCIAS

COMUNICADO 

    A Casa São Pio, da Fraternidade de Aliança Toca de Assis, há dez anos localizada na Rua Francisco Vasconcelos Júnior, 8, no Bairro Passaré, e o Instituto de Vida Consagrada Religiosa Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, vêm comunicar a todos os sacerdotes, leigos e benfeitores que contribuem espiritual e materialmente com esta obra de Deus que estarão deixando a atual localização.

Esclarecimento 

A casa foi cedida à Fraternidade para que os religiosos residissem, desempenhassem seu apostolado eucarístico e prestassem serviço na pastoral e no acolhimento de pessoas em situação de rua na cidade de Fortaleza. Nela foram realizadas incontáveis horas de adoração ao Santíssimo Sacramento e uma infinidade de atividades eucarísticas para que Jesus fosse sempre mais conhecido e amado. 

Muitas pessoas conhecendo a Fraternidade tiveram experiência com Jesus e transformaram suas vidas. Pela casa, passaram muitos religiosos que se esforçaram para mantê-la, trabalhando constantemente para que os pobres fossem abrigados e aliviados de seu sofrimento. Os leigos da Fraternidade, identificando-se com o Carisma e doando suas vidas, puderam amar Jesus no pobre, sendo cooperadores da Obra. 

As atividades foram valorizadas com o trabalho dos funcionários, o serviço doado de muitos voluntários de diversas áreas, e com a contribuição dos benfeitores que, na generosidade do coração, são canais da Divina Providência. Por celebrações da Palavra, pregações, formações e orientação espiritual àqueles que buscavam, os religiosos se inseriram na evangelização das pessoas, buscando a comunhão com a Igreja local. Muitos pobres foram acolhidos na residência, tirados da situação de rua, aliviados de seu sofrimento e devolvida sua dignidade de pessoa com a reinserção social. Alguns permaneceram sob os cuidados atentos dos religiosos e leigos até à morte. Muitos eventos foram realizados para que os pobres tivessem um dia de convivência e lazer, especialmente na data do Natal do Senhor.

Hoje, moram cinco religiosos consagrados, dois formandos e quinze idosos e/ou deficientes. Além de ser um abrigo, os religiosos atendem por semana cerca de 200 pessoas em situação de rua, bem como diversas atividades de evangelização e apostolado próprio do Carisma do Instituto Religioso. Com surgimento de novas exigências dos Órgãos responsáveis para regulamentação do serviço prestado, o Instituto, com a consultoria de seus departamentos jurídico e de serviço social, sob a orientação dos Arcebispos responsáveis, concluiu ser impossibilitado de continuar suas atividades no local, tomando decisão de seguir uma opção dada pelo próprio Ministério Público: entregar a casa e, se houver condições, buscar nova residência, o que será feito depois do tempo necessário. 

Pedimos a compreensão, ajuda e oração de todos, pois estamos precisando de uma casa, para que o ramo masculino da Fraternidade possa continuar presente nesta cidade, contribuindo com seu apostolado eucarístico, pastoral e evangelizador, e possa acolher os pobres sofredores em situação de rua que tanto necessitam. Deus nos abençoe.

Casa São Pio (Filhos da Pobreza)

Rua Francisco Vasconcelos Junior, 8 - Passaré 

CEP 60862-250 - Fortaleza/CE

Telefone: (85) 99959-3423

A imagem pode conter: texto

VOLTAR PARA NOTÍCIAS