NOTÍCIAS

Conheça Nossa Missão no Rio de Janeiro

Conheça Nossa Missão no Rio de Janeiro

POSTADO EM 28.09.2017
VOLTAR PARA NOTÍCIAS INDIQUE A UM AMIGO

A Fraternidade de Aliança Toca de Assis é uma obra social dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, tendo como patrono principal São Francisco de Assis, e os Institutos dos Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento como mantenedores. Na cidade do Rio de Janeiro, a Toca está presente desde 2001 e possui duas casas de missão, uma localizada no Cosme Velho (Casa Santo Antônio) e a outra em Benfica (Centro Pastoral Bom Samaritano), ambas mantidas pelo Instituto dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento. 

Como obra social, a Toca Rio atende os irmãos de rua nas duas casas, e na Cracolândia e Candelária. No Centro Pastoral Bom Samaritano, em Benfica, há o primeiro atendimento com uma equipe formada por assistente social, médico e fisioterapeuta, e posterior encaminhamento para outras instituições pelo local não se tratar de uma casa de acolhimento. Nesse Centro Pastoral é feita uma entrevista, triagem e providenciada a documentação para um número de 100 pessoas por mês. Além disso, uma equipe de religiosos faz um trabalho de evangelização. Apenas casos específicos de ressocialização são enviados para acolhimento na Casa Santo Antônio, no Cosme Velho.

Nessa Casa localizada ao pé do Cristo Redentor moram em média 10 pobres de rua acolhidos e 12 religiosos. No Cosme Velho há assistente social e psicóloga que junto com os religiosos acompanham e orientam os acolhidos. Já o trabalho social na Cracolândia é feito a cada três meses em parceria com outras instituições. Na Candelária, todo domingo é realizada a pastoral de rua e 200 pobres são atendidos. Paralelamente às ações, a Toca Rio comemora a páscoa e o natal com os irmãos de rua. Os eventos acontecem durante um dia e se desenvolvem diversas atividades, tais como corte de cabelo, banho, orientação religiosa, recreação, e distribuição de refeições. 

A missão da Toca na cidade do Rio conta a generosidade de 30 leigos e 60 voluntários que com os religiosos fazem o carisma a eles confiado tornar-se realidade. Para nos ajudar a realizar nossa missão, acesse nosso Facebook e clique no botão   "DOAR"  ou entre em contato conosco: 

Casa Santo Antônio (Filhos da Pobreza) Ladeira do Ascurra,186 Cosme Velho // CEP 22241-320 Rio de Janeiro - (21) 2137-7912  ou (21) 98702-5950 (Irmão Rafael)

RJ

VOLTAR PARA NOTÍCIAS