QUEM SOMOS

A Toca de Assis é uma fraternidade que nasceu no seio da Santa Igreja Católica e que tem como carisma a Adoração ao Santíssimo Sacramento, e o Amor aos pobres abandonados de rua. Seus membros são os religiosos, religiosas, leigos e sacerdotes, além de contarmos com os pobres que atendemos como parte integrante dessa nossa família. Fundada no Brasil, na cidade de Campinas estado de São Paulo no ano de 1994, esta fraternidade tem como inspiração a vida de São Francisco de Assis, seu principal patrono.
Estamos atualmente em várias cidades do Brasil e em Quito no Equador. Temos missões de Pastoral de rua e de acolhimento aos moradores de rua. Por meio deste apostolado, religiosos e leigos prestam um serviço de alívio às necessidades dos pobres (banho, roupas, alimentação) buscando a restauração de sua dignidade através de espiritualidade e uma melhor promoção social. No apostolado de Pastoral de Rua vamos ao encontro dos sofredores e abordamos através de escuta e auxiliamos em suas carências mais básicas conseguindo meios para que possam realizar sua higienização (fazendo barba, cabelo, banho, curativos), e o mais importante, sendo a presença do amor de Deus para junto deles e por meio de nossa companhia manifestar que a Santa Igreja tem seus olhos voltados para eles:
"A Igreja tem procurado, sempre e em todos os cantos da Terra, cuidar e defender que passa indigência" (Papa Francisco).
A espiritualidade eucarística Fraternidade é uma potência que arrasta as famílias, os jovens, enfim, todas as pessoas de boa-vontade para a presença eucarística de Jesus, sendo anúncio do Mistério Pascal de Cristo. A espiritualidade eucarística Toca é apostolado, é testemunho que santifica a Igreja e repara as ofensas e indiferenças contra o próprio Deus Sacramentado.
A Toca é uma família na qual reúne os religiosos e que formam dois institutos de vida consagrada, a saber, os Filhos e as Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, além deles o carisma também esta espalhado pelo mundo através da presença dos leigos e leigas, que são homens e mulheres que se identificam com a Toca e auxiliam em nossas missões e vivem no dia a dia a nossa espiritualidade. Temos, ainda, alguns sacerdotes que, como parte deste carisma, comungam de nossa vivência principalmente no zelo pela Liturgia da Santa Igreja.
Sendo assim, nossa missão é fazer com que Jesus Sacramentado seja conhecido e amado. Revelar ao mundo essa presença escondida de Jesus nos pobres. Amar e fazer amada a Santa Igreja, rezando pelos sacerdotes e zelando pela Sagrada Liturgia.

INSTITUTOS

FILHAS DA POBREZA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

O Instituto Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento é um Instituto de Vida Consagrada feminino que teve a sua origem e na vivência do Carisma da Fraternidade "Toca de Assis". Somos uma única família: Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento e Fraternidade Toca de Assis.
Nasceu no dia 07 de outubro de 1997, dia de Nossa Senhora do Rosário, sob inspiração do Carisma e espiritualidade herdados da Fraternidade Toca de Assis existente desde 1994. A experiência com o Santíssimo Sacramento e o encontro com o "próprio Cristo" nos pobres sofredores de rua, impulsionou algumas jovens que atuavam como leigas a buscarem uma íntima união com Deus através da vida consagrada, dando origem ao Instituto, que teve a sua primeira casa na cidade de Campinas.
O Carisma consiste na Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento, em reparação, no espírito da Sagrada Liturgia da Santa Igreja, dileta Esposa de Cristo, e no amor aos pobres abandonados de rua, reconhecendo neles o Senhor Jesus. Através desse carisma, as Irmãs procuram acima de tudo a glória de Deus, fazendo com que Jesus Sacramentado seja cada vez mais conhecido, amado e adorado e testemunhando que dos pobres é o Reino dos Céus. Vivem uma vida simples e fraterna, procurando manifestar o amor a Deus pela profunda alegria, por causa de Nosso Senhor Jesus presente no Santíssimo Sacramento e nos sofredores e abandonados em situação de rua.
O Instituto tem como Patronos São Francisco e Santa Clara de Assis e Santa Catarina de Sena.
Possui também um Ramo Contemplativo, onde as Irmãs realizam um apostolado específico: a contemplação. Na solidão e no silêncio, vivem em contínua oração, "como o seu Esposo Jesus Cristo, se imolam por amor, para a glória do Pai e salvação do mundo" (DCVR26). Entregam-se numa vida escondida, com pequenas renúncias e ofertas diárias, especialmente pelo Sumo Pontífice, pelos Sacerdotes e por toda Santa Igreja

FILHOS DA POBREZA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Carisma

O carisma do Instituto de Vida Consagrada Religiosa Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, como um legado de amor dado por Deus, consiste em:
  • • Adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento, em reparação, no espírito da Sagrada Liturgia da Santa Igreja, a dileta esposa de Cristo;
  • • Amor ao pobre abandonado de rua, reconhecendo nele o Senhor Jesus crucificado e ressuscitado, em comunhão com seu corpo místico, a Santa Igreja.

FINALIDADE

Sua finalidade, visando à glória de Deus, consiste em:
  • - Exaltar e reparar o Augustíssimo Sacramento do Altar buscando e promovendo a plena participação do sacrifício Eucarístico e o seu prolongamento através da adoração.
  • - Aliviar o sofrimento dos pobres abandonados de rua buscando a restauração de sua dignidade de filhos de Deus.
  • - Testemunhar de forma missionária o santo evangelho, especialmente o Amor do verbo encarnado e Crucificado.
  • - Zelar pela sagrada Liturgia e por todas as coisas que circundam o mistério eucarístico.
  • - Amar os sacerdotes, intercedendo por sua santificação.
  • - Amar a santa Mãe Igreja manifestando a sua santidade.

Do nome do instituto:

Este Instituto tem por nome Filhos da Pobreza do Santíssimo sacramento que significa

Filhos: Porque nascemos da adoração ao corpo sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Da Pobreza: Porque encontramos na pobreza do filho de Deus no altar a alegria de sermos pobres e de servi-lo pela perpetua adoração e em sua presença nos pobres abandonados nas ruas.

Do Santíssimo Sacramento: Porque alimentando-nos do Corpo de Cristo, queremos Nele com Ele e por Ele consumir a nossa vida manifestando a santidade da Igreja.

Leigos

Nossa história fundacional teve como protagonistas jovens e casais que se reuniam em Campinas, na Praça do Carmo, para a Pastoral de rua. Hoje, temos leigos espalhados por vários países da América Latina, com forte expressão no Brasil e Equador, são eles os nossos braços no apostolado com os pobres, ardorosos adoradores que frequentam nossas casas e paróquias para ficar com o Senhor e repara-lo. Nossos leigos trazem em si o belo chamado de nossa identidade carismática, e por onde caminham levam consigo o amor a Jesus e aos Pobres.

Caso você se identifique com nosso carisma e queira saber mais, entre em contato conosco.

Sacerdotes

Colaboram para o bem da Família Toca de Assis os sacerdotes que, nas diversas Missões da Fraternidade, ajudam de modo concreto e dedicado a manter e fazer crescer esta Obra de Deus. São padres diocesanos ou religiosos que, ao terem uma experiência com este Carisma de Adoração Perpétua e Amor aos pobres, se encantam e se identificam e acreditando na nossa missão dedicam-se em servir a nossa pequenina Fraternidade com seu sacerdócio. Através dos Sacramentos que são necessários e ministrados aos religiosos, leigos e acolhidos, por meio das formações e da espiritualidade e, por vezes, com o incentivo e ajuda material, os padres vão se integrando e ajudando como parte atuante na Toca, contribuindo assim para o bem da Obra.

POBRES

"Felizes os pobres em espírito, por que deles é o Reino dos Céus." (Mt 5,3)

Dentro do carisma da Toca de Assis se desponta como uma das missões fundamentais revelar ao mundo a presença escondida de Jesus no pobre. Como lembra-nos Papa Francisco "tocar no corpo do pobre é tocar o corpo de Cristo". E a Santa Mãe Igreja sempre nos ensinou a reconhecer o rosto de Jesus no pobre, ela os ama e jamais os abandona.

Nós da Fraternidade Toca de Assis como membros desse Corpo Místico, que é a Igreja, queremos ser como as suas mãos que agem impulsionadas pela Cabeça que é Cristo, e para nós Cristo sacramentado. Assim motivados do Altar de Deus vamos à busca dos prediletos de Deus, os pequeninos, para servi-los, amá-los e com certeza para sermos pobres com eles.

Assim como O Santíssimo Sacramento é muitas vezes abandonado e ultrajado, os pobres nas ruas, principalmente de nossas grandes metrópoles recebem igualmente desprezo e esquecimento, visto que a figura de Cristo no pobre e no Santíssimo estão feridas na sociedade de hoje.

Por isso temos a nossa vocação, afinal Deus que retira do lixo o pobrezinho (Sl 112, 7) jamais os desampara e chama assim homens e mulheres, consagrados e leigos para serem o Seu Coração e mãos cuidando dos sofredores de rua.

Percebendo ainda hoje tão intenso grito do Senhor crucificado neles "Por que me abandonaste?" (Mt 27, 45), queremos acolher sua pobreza e ser o amor de Deus para seus corações onde quer que o encontremos. Foi justamente para isso que nascemos.


"Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber" (Mt 25, 35-45)
Toca de Assis - Ajuda aos pobres